CARTA DE SERVIÇOS
Conforme o Decreto nº 23829/2018, a Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar aos usuários dos serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo Municipal as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

Abertura de inscrição municipal de Profissional Autônomo ou Liberal junto à Prefeitura de Sorocaba, para que possa executar pessoalmente a prestação de serviços inerentes a sua categoria profissional. A inscrição municipal deve ser solicitada somente via internet através do sistema Empresa Rápida Sorocaba – ERS, acesso disponível através do link: https://empresarapida.sorocaba.sp.gov.br/integrador/paginas/login/login.jsf Requisitos:  Ser o titular com acesso ao sistema Empresa Rápida Sorocaba através de login (CPF) e senha. Clique aqui para criar seu usuário de acesso ou se já está cadastrado e esqueceu a senha, basta clicar na opção “Esqueci Minha Senha”. Serviço Online: Sim Telefone: (15) 3238-2309 Endereço de e-mail: ersautonomo@sorocaba.sp.gov.br Local de Entrada de Solicitação do Pedido: Acesse o Empresa Rápida Sorocaba – Clique aqui! Período de Solicitação: Ininterrupto Meios de contato: Telefone e e-mail Dia e Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h00 às 17h00. Documentos Necessários: Os documentos elencados abaixo são obrigatórios e deverão ser anexados no sistema Empresa Rápida Sorocaba, clicando na opção “Arquivo-Incluir”, somente no formato PDF. AUTÔNOMO ESTABELECIDO: Documento de Identificação – RG ou CNH; Carteirinha do Conselho ou Ordem de Classe, Diploma ou Certificado, etc., conforme atividade profissional, documento adicional obrigatório para profissionais liberais, técnicos e outros.  Verifique no arquivo disponível para download “documentos-adicionais-autonomos” se há documento adicional a ser apresentado; Viabilidade de Local deferida: Será analisada na solicitação de abertura, para tanto, a Inscrição Imobiliária  -IPTU do imóvel do estabelecimento deve possuir área construída – habite-se; Procuração ou Carta de Autorização e  cópia simples do RG ou CNH, se o pedido for efetuado pelo representante do autônomo. Observações: O autônomo estabelecido é aquele que exerce sua atividade profissional  em estabelecimento (próprio ou alugado), seja em casa, oficina, sala, salão, escritório, ateliê, consultório, clínica, etc., ou seja, tiver porta aberta para atendimento ao público. O autônomo que exercer atividade profissional em estabelecimento deverá obrigatoriamente selecionar a opção SIM no campo “Estabelecido”  localizado na aba Geral da ficha cadastral. AUTÔNOMO NÃO ESTABELECIDO: - Documento de Identificação – RG ou CNH; - Comprovante de Residência em Sorocaba e em nome do Autônomo (Ou Declaração de Residência e RG do proprietário com comprovante em nome do mesmo; Ou Contrato de Aluguel Residencial); - Carteirinha do Conselho ou Ordem de Classe, Diploma ou Certificado, etc., conforme atividade profissional, documento adicional obrigatório para profissionais liberais, técnicos e outros.  Verifique no arquivo disponível abaixo para download “documentos-adicionais-autonomos” se há documento adicional a ser apresentado; - Procuração ou Carta de Autorização e  cópia simples do RG ou CNH, se o pedido for efetuado pelo representante do autônomo. Prazo: Atendimento conforme demanda e ordem de entrada dos pedidos. Forma de Acompanhamento: Enviar e-mail para ersautonomo@sorocaba.sp.gov.br Observações: Lei 4994/1995 e alterações, Decreto 9596/1996, e Lei 3444/1990 e alterações. Consulte as Leis Municipais – Clique Aqui! Links úteis: https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/inscricaomunicipal/ http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento Anexos documentos-adicionais-autonomos (21.51 KB) manual para acesso ao ers (1.36 MB) manual-abertura-inscricao-municipal-ers (624.81 KB) Órgão Responsável: SEFAZ – Secretaria da Fazenda

Atualização dos dados cadastrais da Inscrição Municipal do Profissional Autônomo/Liberal constante no Cadastro Tributário Mobiliário da Prefeitura de Sorocaba, quando houver alteração da atividade profissional, endereço, nome, etc. A alteração cadastral deve ser solicitada somente via internet através do sistema Empresa Rápida Sorocaba – ERS, acesso disponível através do link:

Cancelamento de Inscrição Municipal do Profissional Autônomo/Liberal constante no Cadastro Tributário Mobiliário da Prefeitura de Sorocaba. A baixa da inscrição municipal deve ser solicitada somente via internet através do sistema Empresa Rápida Sorocaba – ERS, acesso disponível através do link:

Solicitação de cadastro de empresa de outro município, que tomou serviços de empresa também de outro município, cujo serviço está sendo executado em Sorocaba/SP. Inscrição somente para fins de recolhimento do ISSQN.

Baixe e preencha a Ficha de Cadastro de Fornecedores obtenção do cadastro nesta Prefeitura. Requisitos: Apresentação da documentação completa. Serviço Online: Sim, basta apenas preencher a ficha e encaminhar para o endereço de e-mail abaixo. Telefone: (15) 3238-2466 / 3238-2208 / 3238-2187 Endereço de e-mail: expediente.cadastro@sorocaba.sp.gov.br Local de Entrada de Solicitação do Pedido: Secretaria de Administração, Seção de Transparência e Cadastro de Fornecedores, 1º andar, situado no Palácio dos Tropeiros, Avenida engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041 – Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP – CEP 18013-280, ou por e-mail, desde que as exigências de autenticação digital e assinatura digital certificada sejam atendidas, conforme solicitado na lista de documentos. Onde os documentos autenticados digitalmente terão sua aceitação condicionada à validação no site emissor, e os documentos assinados digitalmente terão sua aceitação condicionada à validação da assinatura. O procedimento é o mesmo para atualização do cadastro. Período de Solicitação: Diariamente Meios de contato: E-mail, telefone ou presencialmente. Dia e Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira em dias úteis das 8h30 às 16h30 Documentos Necessários: Relação de documentos disponíveis no link: https://administracao.sorocaba.sp.gov.br/destaques/central-fornecedor/ Prazo: Em média 03 (três) dias úteis. Forma de Acompanhamento: E-mail, telefone ou presencialmente. Observações: Para participação das licitações de quaisquer modalidades não há obrigatoriedade do cadastro de fornecedores. Caso a empresa deseja realizar o cadastro, estaremos disponíveis para melhor atendê-los, bastando apenas os requisitos necessários. Links úteis: https://administracao.sorocaba.sp.gov.br/destaques/central-fornecedor/ Órgão Responsável: SEAD – Secretaria de Administração através da Seção de Transparência e Cadastro de Fornecedores/ Divisão de Compras Diretas

Cancelamento de Nota Fiscal via Sistema de NFS-e dentro do prazo, ou seja, até o dia 10 do mês subsequente à emissão.

A Prefeitura de Sorocaba está integrada ao sistema Via Rápida Empresa – VRE REDESIM nos processos de registro e legalização de pessoas jurídicas, uma parceria entre o município de Sorocaba e o Governo do Estado de São Paulo/JUCESP. A abertura da Inscrição Municipal será efetuada automaticamente após integração dos dados cadastrais da empresa via WebService do VRE disponibilizado pela JUCESP.

A Prefeitura de Sorocaba está integrada ao sistema Via Rápida Empresa – VRE REDESIM nos processos de registro e legalização de pessoas jurídicas, uma parceria entre o município de Sorocaba e o Governo do Estado de São Paulo/JUCESP. A abertura da Inscrição Municipal será efetuada automaticamente após integração dos dados cadastrais da empresa via WebService do VRE disponibilizado pela JUCESP.

Baixa de Inscrição Municipal de Pessoa Jurídica constante no Cadastro Tributário Mobiliário da Prefeitura de Sorocaba, que tenha encerrado as atividades e baixado o CNPJ ou  que tenha mudado para outro  município. A baixa de inscrição municipal deve ser solicitada somente via internet através do sistema Empresa Rápida Sorocaba – ERS.

A Prefeitura de Sorocaba está integrada ao sistema Via Rápida Empresa – VRE REDESIM nos processos de registro e legalização de pessoas jurídicas, uma parceria entre o município de Sorocaba e o Governo do Estado de São Paulo/JUCESP. A baixa da Inscrição Municipal será efetuada automaticamente após integração dos dados cadastrais da empresa via WebService do VRE disponibilizado pela JUCESP.

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